

Salto por Maíra Erlich
foto-pintura em colaboração
com Celso Hartkopf
- - - - - -
gravura em risografia
impresso em três cores
- - - - - -
tiragem limitada
100 cópias
- - - - - -
assinadas e numeradas pela artista
- - - - - -
41 x 29,7 cm (A3)
Papel ColorPlus Alaska 180g
R$ 180,00
frete incluso para todo Brasil
ou

Originalmente publicada no livro Eu Capibaribe (2013), a fotografia "Salto", de Maíra Erlich, foi registrada sobre uma ponte da BR-101. Embora muito familiar ao recifense, a cena ganha outros contornos através da lente de Maíra. Não só registra uma vivência reveladora da disposição social da cidade, como cria uma iconografia para o ato.
Além de um sentido antropológico, há um lirismo categórico na imagem. Para Maíra, ela oferece "paz e uma sensação de liberdade". No livro em que figura, o texto sublinha: "Os meninos do Capibaribe, que não se furtam ao mergulho, nos oferecem um show acrobático".
Na gravura produzida especialmente pelo Riso Efêmero, esta propriedade é acentuada. Com um trabalho de fotopintura executado por Celso Hartkopf, o gesto se banha de cores vivas e o salto dado nos lança à boa fortuna.

o que é riso efêmero?
riso efêmero é um ateliê temporário de gravuras risográficas tocado por andré valença e celso hartkopf, com o objetivo de curar, produzir, imprimir e distribuir tiragens e reproduções de obras de artes visuais. dizemos "temporário" porque já nascemos com este horizonte, e uma hora toda farra acaba.
e isso de pequenas alegrias no caos?
o projeto "pequenas alegrias no caos", iniciado em dezembro de 2020, irá convidar artistas de linguagens variadas para produzir tiragens limitadas, assinadas e numeradas, impressas com o acompanhamento do autor das obras, para venda on-line.
e risografia, o que é isso?
riso é uma impressora japonesa, popular nos anos 90 por proporcionar tiragens rápidas e em cores vivas e variadas. com a questionável obsolescência dos meios impressos, as impressoras riso passaram a figurar no ambiente artístico como uma forma de produzir gravuras semi-artesanais, cheias de pessoalidade manual e lindas imperfeições, próprias dos meios artesanais de gravação e reprodução.